
Cartas de Navegador de Recreio
A Escola de Navegadores de Recreio (ENR) do Clube Naval de Cascais está certificada pela Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) para formar navegadores de recreio, preparando-os de acordo com o estipulado na lei em vigor para o comando e condução de embarcações de recreio (D/L 93/2018, de 13 de Novembro).
A ENR do Clube Naval de Cascais está a inistrar os seguintes cursos:
- Curso de Marinheiro Júnior
- Curso de Marinheiro
- Curso de Patrão Local
- Curso de Patrão de Costa
- Curso de Radiotelefonista (Classe A)
-
O Curso Regular de Marinheiro habilita o titular ao comando de uma ER até 12 m de comprimento, em navegação diurna à distância máxima de 3 milhas da costa e de 10 milhas de um porto de abrigo (com limites).
-
Habilita o titular ao comando de Embarcação de Recreio, sem limite de comprimento ou potencia instalada, em navegação até uma distância máxima de 25 milhas de um porto de abrigo e de 6 milhas da costa.
-
O Curso Regular de Marinheiro Junior Habilita o titular ao comando de ER à vela ou a motor de comprimento até 6 m e com potência instalada não superior a 4,5 kW, em navegação diurna até 1 milha da linha de baixa-mar.
-
O Exame de Operador Radiotelefonista (Classe A) habilita o aluno com aproveitamento a ser obter o respectivo certificado de Operador Radiotelefonista Classe A (Restritos e Gerais).
-
Habilita o titular ao comando de Embarcação de Recreio, sem limite de potência ou de dimensão da embarcação. Permite navegação diurna e nocturna até 40 milhas da costa.