Comunicaçao NOTÍCIAS Campeonato Nacional de J70

REGATAS

Campeonato Nacional de J70

12 de Dezembro de 2023
Classe J70 realiza seu primeiro campeonato nacional em Portugal

A “Kuboo Sailing Team/SailCascais”de  Rui Brites, Henrique Brites, Luís Pinheiro e Francisco Melo, sagrou-se a primeira equipe campeã nacional de J70 em Portugal, no último fim-de-semana em Cascais. 

A tripulação local foi consistência (2º, 2º, 8º, 3º, 4º e 1º lugar), com boas largadas, velocidade sólida e táticas conservadoras, que foram a receita para serem campeões. O campeonato não foi fácil, porque teve uma frota competitiva de 14 barcos, representando 6 países (Portugal, Espanha, Suécia, Alemanha, Inglaterra e Filândia), que lidaram com ventos fracos e instáveis, além de correntes e ondas.

A primeira regata, com vento de 4 a 6 nós, onde a manobra do barco foi crucial, foi vencida pelos Campeões Europeus “Solyd Sailing Team/SailCascais” de Vasco Serpa com o leme português da SSL, Afonso Domingos a bordo. A segunda, com vento de 6 a 7 nós, onde o lado esquerdo do percurso acabou por favorecer com um pouco mais de pressão, foi vencida pelo “Castor Marine/SailCascais” de Joaquim Moreira, com o medalha de bronze em Atlanta 96 Nuno Barreto, do Clube de Vela Atlântico, Porto.

O segundo dia também não foi previsível, apesar da previsão de que o vento mudaria lentamente para a direita. Na realidade nunca aconteceu, e ambos os lados do percurso favoreceram nas regatas realizadas e em diferentes momentos da mesma regata. A primeira regata foi toda sobre a corrente, e a vitória foi para “Bábá”, de Nuno Santo Silva de Cascais, que navegou pela direita na primeira perna com toda a frota atrás dele. A segunda regata foi para o “Jellyfish”, de Tim Dickinson, com o seu filho Finn, atual campeão mundial ILCA U21, ao leme. A abordagem conservadora no meio e à direita foi a opção deles, tanto na primeira perna quanto na regata. A equipa britância teve um ótimo desempenho neste campeonato. A terceira regata foi toda com a pressão do lado esquerdo, e a vitória foi para a equipe finlandesa de Magnus Borg. A última regata foi para “Kuboo Sailing Team”, que navegou muito bem taticamente e assumiu a liderança na segunda perna para não abrir mão dela até ao final.

No último dia, a Baía de Cascais acordou enevoada e sem vento. Ao meio-dia, a Comissão de Regatas cancelou a prova e o resultado estava decidido. Foi uma grande grande competição, tendo em seis regatas, seis vencedores diferentes. 

O segundo lugar ficou para o “Jellyfish”, de Tim e Finn Dickinson, William Plank e Dan McGauhey, com quatro pontos atrás dos vencedores, e o “Sparkly/Active Sailing”, de Sergey Kirshenin, Artem Basalkin, Olga Nilmaer, Yana Basalkina e Artem Anisimov, da Alemanha, a fechar o pódio.

O primeiro lugar Corinthian foi para “Jellyfish”, e a primeira leme feminina foi para a velejadora portuguesa duas vezes olímpica Sara Carmo, no “Naturea Pet Foods/SailCascais”.

O campeonato contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, Visit Cascais, Marina de Cascais, Cerveja Sagres, SailCascais e Vista Alegre.

Resultados

#cncascais #cnc #cncregatas #cncregattas #cncascaisregatas #cncascaisregattas #cncascaisfleets #j70class #j70portuguesenationals