Comunicaçao NOTÍCIAS Cascais J70 Winter Series

REGATAS

Cascais J70 Winter Series

8 de Fevereiro de 2024
Vento fraco e muita disputa em mais uma etapa das winter series

O português Another Affair de Tiago Morais, Nuno Barreto, Luis Queiroz e Diogo Pontes do Clube de Vela Atlântico do Porto, manteve-se no topo no último dia de regatas para vencer a 4ª etapa do Cascais J70 Winter Series. 14 equipas provenientes de 6 países reuniram-se em Cascais para o primeiro evento do ano da Classe J70 em Cascais, integrado na Cascais Winter Series 23/24.

Foi uma prova acirrada até a última regata, com a equipe do norte de Portugal superando os "Highlanders" brasileiros, liderados por Henrique Haddad, por apenas um ponto. O terceiro lugar foi conquistado pela equipa finlandesa de Lucas Karlemo que navegou uma série consistente para conquistar o último lugar no pódio.

Apesar do sol e das temperaturas amenas, a previsão de vento para o fim de semana não era fácil e a comissão de regatas teve de ser flexível e trabalhar arduamente para completar integralmente as nove regatas programadas.

No primeiro dia, depois de uma longa espera de duas horas e meia na água, as regatas só começaram no meio da tarde, quando uma brisa térmica finalmente apareceu perto da costa, se estabelecendo num vento leve e inconstante, com 5 nós de NW. Com o percurso fundeado perto da costa, o espectáculo começou, mas as condições foram desafiantes para os velejadores. No final do dia a equipa finlandesa composta por Lucas Karlemo, Akseli Keskimen, Otto Dalhberg e Pasi Palmu foi a que melhor enfrentou as condições complicadas e manteve a consistência com dois sólidos terceiros lugares para liderar a tabela. Sardonyx, de William Edwards, do Royal Thames Yacht Club, Reino Unido, com um 2º e um 6º, ficou atrás dos líderes, mas empatados com Leny, equipa dos duplos medalhados olímpicos e vice-campeões no Mundial Coríntio de J70 de 2023, Tonu e Tomas Tõniste, da Estônia, com dois quartos lugares.

Para o segundo dia de provas a comissão de regata marcou as regatas para o início da manhã, pois a previsão era de uma brisa de leste que diminuiria na hora do almoço. Decisão acertada da comissão de regatas, o que permitiu a realização de três regatas, todas com vento entre os 7 e os 12 nós. Ótimo dia para o Another Affair, de Tiago Morais, Luis Queiroz, Diogo Pontes e Nuno Barreto, medalhista olímpico de bronze na classe 470 em 1996, do Clube de Vela Atlântico, que passou para a liderança no final do dia.

Foi um grande dia de prova onde, apesar de algumas mudanças de direção e pressão em ambos os lados do percurso, mantiveram as regatas ativas e divertidas. O Another Affair navegou consistente, fechando o dia com duas vitórias e um 4º lugar, subiu para o topo da tabela de classificação, empatado com Sardonyx que fechou o dia com um 4º, um 6º e um 2º.

Perseguindo os líderes estava um grupo de 4 barcos: o Highlander, do de Henrique Haddad, do Brasil, os locais Solyd Sailing Team, de Vasco Serpa, o Trimarine, de Rui Brites e os líderes do primeiro dia, a equipa de Lucas Karlemo. De referir o protesto do Sardonyx contra o Another Affair na primeira regata do dia, num incidente de bombordo/estibordo, no entanto considerado inválido pelo Jury porque foi encontrado um erro na identificação do Another Affair. No final do segundo dia, com 5 regatas concluídas, 6 barcos estavam separados por 3 pontos, deixando tudo em aberto para o último dia de regatas.

No último dia com a mesma previsão, as regatas foram novamente antecipadas. Apesar da mesma previsão o dia foi um pouco diferente do anterior, com o vento mais fraco. A primeira regata foi disputada com uma brisa de 5 nós de E/NE. Ao longo da manhã o vento aumentou para 9 nós e girou 20 graus para a direita. Devido a pressão, o lado direito do percurso esteve mais favorecido, mas por vezes a pressão também entrou do lado esquerdo do campo, tornando o dia complicado para todas as equipas.

O Another Affair soube controlar os nervos e garantir a vitória. Duas vitórias nas duas primeiras regatas, seguidas de um 7º e um 8º foram suficientes para a equipe do norte de Portugal vencer, por um ponto, os Highlanders do Brasil. A equipa de Henrique Haddad terminou o dia com um 6º, um 3º, um 1º e um 5º. Foi uma luta até o final, já que os brasileiros perderam doislugares nos últimos 100 metros da última regata. Lucas Karlemo, com um 5º, um 7º, um 6º e um 2º fechou o pódio no aberto. O primeiro Corinthian foi o JellyFish, de Tim Dickinson, do Reino Unido. Em suma, um excelente fim de semana prolongado de regatas.

A quinta e penúltima etapa do Cascais J70 Winter Series será disputada de 8 a 10 de março.

O campeonato contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, Visit Cascais, Marina de Cascais, Cerveja Sagres, SailCascais e Vista Alegre.

Resultados

#cncascais #cnc #cncregatas #cncregattas #cncascaisregatas #cncascaisregattas #cncascaisfleets #j70class #j70portuguesenationals